Blog
ÚLTIMOS ARTIGOS
Como utilizar o aquecedor a gás
10
maio

Mudou de casa e precisa aprender a como utilizar o aquecedor a gás? A Multi Aquecedores vai te ajudar!

Como utilizar o aquecedor a gás é uma dúvida normal de novos moradores que precisam lidar com esse aparelho pela […]

Aquecedores de piscinas: aproveite em todas as estações
23
abr

Aquecedores de piscinas: aproveite a sua piscina em todas as estações

Os aquecedores de piscinas são soluções imperdíveis para garantir a temperatura perfeita ao longo do ano todo. Com a chegada […]

Acidente com monóxido de carbono em BMW: conheça os riscos de intoxicação desse tipo de gás

Publicado em 23 de janeiro de 2024

Acidente com monóxido de carbono em BMW

No dia 1° de janeiro deste ano (2023), quatro jovens foram vítimas de intoxicação por monóxido de carbono (CO) dentro de um veículo BMW em Balneário Camboriú, Santa Catarina. As autoridades encontraram os jovens inconscientes no carro em uma rodoviária ainda na manhã do dia primeiro. Os três homens e a mulher chegaram a receber atendimento, mas não responderam às tentativas de reanimação.

Além das vítimas fatais, uma outra mulher estava no local, porém sobreviveu. Ela relatou que o grupo estava aguardando a sua chegada na rodoviária. Mas quando encontrou os amigos, eles já estavam passando mal e apresentavam ânsia de vômito e tontura.

As informações preliminares da polícia apontaram uma perfuração que teria levado o gás tóxico para o interior veículo. No dia 12, a conclusão da perícia confirmou que a causa da tragédia foi intoxicação com monóxido de carbono. A falha mecânica que provocou o vazamento do gás ocorreu após as modificações realizadas no carro para aumentar o ruído do motor.

Qual a relação do acidente com monóxido de carbono na BMW e o aquecedor a gás?

O monóxido de carbono é um gás sem cheiro e sem cor resultado da queima de combustíveis, como gasolina, carvão, madeira, entre outros materiais. No caso dos aquecedores a gás, os equipamentos produzem CO através da combustão do gás natural (GN) ou do gás liquefeito de petróleo (GLP). A queima desses gases é um processo comum durante o funcionamento do sistema de aquecimento.

Então, para dispersar o monóxido de carbono com segurança, o duto de exaustão do aquecedor a gás capta o CO do equipamento, conduz o gás tóxico pelo tubo sanfonado e libera para fora do ambiente em um espaço aberto. A integridade dos equipamentos, o posicionamento correto do sistema e a manutenção periódica asseguram que esse processo ocorra com eficiência.

Quais os riscos de intoxicação por CO?

A intoxicação por monóxido de carbono ocorre por meio da inalação de uma grande quantidade do gás e pode acarretar problemas de saúde graves ou até mesmo fatais. Desse modo, ao ser inalado, o CO “substitui” o oxigênio presente no sangue. Essa ação compromete o transporte e a distribuição do oxigênio no corpo, prejudicando órgãos e tecidos.

Os principais sintomas de intoxicação incluem: náuseas, vômitos, tonturas, dor de cabeça, fraqueza, confusão mental e perda de consciência.

Como prevenir acidentes com monóxido de carbono em aquecedores a gás?

Os principais pontos que devemos observar para prevenir acidentes com monóxido de carbono são:

Instalação correta: deve ser feita por uma equipe capacitada conforme as normas de segurança e as recomendações dos fabricantes, visando aspectos importantes como a ventilação adequada do local.

Manutenção preventiva: a manutenção do aquecedor a gás precisa seguir a periodicidade que a empresa especialista determina.

Conservação do duto de exaustão: esse equipamento é responsável por dispersar o monóxido de carbono de forma segura. Por isso, é fundamental garantir a condição ideal do duto.

Modificações somente com profissionais: qualquer alteração necessária em aquecedores a gás, acessórios e estruturas relacionadas precisa ser efetuada por profissionais habilitados.

A Multi Aquecedores está pronta para te oferecer todo o suporte que você precisa, sendo uma assistência técnica autorizada Rheem e Rinnai. Isso significa que a qualidade de nossos profissionais tem comprovação de marcas de referência no mercado.

Fale com nossa equipe, receba o melhor atendimento e aproveite todos os benefícios do seu aquecedor a gás com segurança!