Blog
ÚLTIMOS ARTIGOS
Como utilizar o aquecedor a gás
10
maio

Mudou de casa e precisa aprender a como utilizar o aquecedor a gás? A Multi Aquecedores vai te ajudar!

Como utilizar o aquecedor a gás é uma dúvida normal de novos moradores que precisam lidar com esse aparelho pela […]

Aquecedores de piscinas: aproveite em todas as estações
23
abr

Aquecedores de piscinas: aproveite a sua piscina em todas as estações

Os aquecedores de piscinas são soluções imperdíveis para garantir a temperatura perfeita ao longo do ano todo. Com a chegada […]

Saiba qual a diferença entre aquecedor solar e a gás

Publicado em 18 de outubro de 2022

aquecedor solar

Escolher entre o aquecedor solar e a gás pode ser um desafio para quem quer adquirir um sistema que diminua a conta de luz. O que podemos te adiantar é que os dois oferecem essa vantagem e sua conta de energia ficará mais baixa.

Conheça um pouco do funcionamento de cada um, a diferença e vantagens de ambos e veja qual vai sanar a sua necessidade.

Características de cada aquecedor

Cada aquecedor possui suas vantagens e desvantagens, antes de saber a diferença, confira quais são as características de cada um.

Aquecedor a gás

Existem dois modelos desse tipo de aquecedor. O de acumulação, que esquenta a água antes de ir para os pontos como chuveiros e torneiras. Isso o torna bem eficiente, já que não é necessário aguardar a água esquentar.

O aquecedor por passagem funciona como um fogão. Quando ligado, uma chama é acesa e aquece a água que passa pela tubulação. Este modelo é bem econômico e um dos mais usados pelos brasileiros.

Aquecedor solar

Ele pode aquecer a água da casa de duas formas, através das placas coletoras de energia solar e por um reservatório chamado boiler. Ambos ficam no teto da casa, as placas captam a energia pelas aletas de cobre ou alumínio e a transferem para a tubulação.

No caso do boiler, a água é aquecida nos tubos e depois mandada para ele. Ficando armazenada e mantendo a temperatura de forma sustentável. Como ele usa a energia solar, nos dias mais frios, ele usa sistemas elétricos ou a gás para aquecer a água.

Diferença entre o aquecedor a gás e o solar

A melhor escolha vai depender do que convém para sua casa ou apartamento. De pronto, podemos adiantar que ambos são econômicos e podem ser instalados em casas, residências comerciais. Em casos de apto para o sistema solar é necessário que a construtora tenha previsto em projeto.

Porém, você verá mais economia no dia a dia com o aquecedor solar. Mas a sua instalação é mais cara e você terá que usar outras alternativas nos dias em que o sol não aparecer. Por outro lado, o aquecimento da água vem de uma fonte de energia inesgotável e sustentável.

O aquecedor á gás usa gás natural ou o liquefeito de petróleo (gás de cozinha), ambos são combustíveis fósseis esgotáveis e poluentes. Com relação às manutenções, o aquecedor solar tem menores revisões, já o à gás deve ter maiores cuidados para evitar acidentes com vazamentos e queima com o combustível.

Resumindo, os dois te ajudarão a diminuir a sua conta de luz, visto que os chuveiros são os maiores responsáveis por essa alta e irão usar água quente de outra forma. Portanto, você deve analisar qual a melhor opção para sua necessidade.

Se tiver dúvidas de qual a melhor solução, procure uma empresa especialista no assunto. A Multi Aquecedores tem mais de 20 anos de experiência nesse mercado. Aqui você encontra diversas marcas renomadas, tanto dos modelos à gás, quanto solares.

Nossos vendedores estão de prontidão para lhe atender, tire suas dúvidas agora mesmo em nosso site!