Blog
ÚLTIMOS ARTIGOS
Temperatura ideal no aquecedor a gás
18
jun

Temperatura ideal no aquecedor a gás: como garantir o banho perfeito?

Ter a temperatura ideal no aquecedor a gás está entre as principais vantagens desse tipo de aquecimento de água. Isso […]

Como utilizar o aquecedor a gás
10
maio

Mudou de casa e precisa aprender a como utilizar o aquecedor a gás? A Multi Aquecedores vai te ajudar!

Como utilizar o aquecedor a gás é uma dúvida normal de novos moradores que precisam lidar com esse aparelho pela […]

Como funciona o aquecedor a gás?

Publicado em 3 de maio de 2023

Como funciona o aquecedor a gás

Você quer saber como funciona o aquecedor a gás? Precisa conhecer mais esse produto antes de investir em um aparelho? Então, está no lugar certo! Neste post do blog da Multi Aquecedores, vamos te apresentar as principais características dos aquecedores a gás.

Afinal, quem não gosta de um banho quentinho, não é mesmo? Ainda mais quando esse momento tem muito conforto e economia.

Como funciona o aquecedor a gás?

O aquecedor a gás funciona através da queima de gás (GLP ou gás natural) que acende a chama utilizada para aquecer a água.

Para ilustrar de maneira mais clara como funciona o aquecedor a gás, é comum utilizarmos o exemplo dos queimadores de fogões que funcionam com uma lógica semelhante, pois ele queima o gás armazenado para produzir a chama e aquecer a panela.

Existem dois tipos de aquecedores a gás: o aquecedor a gás de passagem e o aquecedor a gás por acumulação. A diferença entre eles está em como funciona o aquecimento da água.

No aquecedor a gás de passagem, a água é aquecida ao passar pelo sistema interno do aparelho. Assim, o aquecimento da água acontece de maneira gradual conforme a sua passagem pelo sistema de serpentina localizado ao redor da câmera de combustão.

No aquecedor a gás por acumulação, o aparelho aquece a água e armazena em um reservatório com revestimento térmico. Esse sistema mantém uma chama piloto sempre acessa.

Além dessas especificações, os aquecedores a gás possuem modelos digitais e mecânicos. Em aquecedores a gás digitais, você define a temperatura que deseja e o aparelho controla automaticamente. Enquanto nos aquecedores a gás mecânicos a chama é regulada manualmente.

Quais os tipos de gás utilizados em aquecedores a gás?

Os sistemas de aquecedores podem utilizar dois tipos de gás: o gás natural (GN) e o gás liquefeito de petróleo (GLP).

Gás natural (GN): derivado da degradação de matérias orgânicas, o GN é um combustível fóssil obtido por meio da extração e transportado apenas através de dutos e encanamentos.

Gás liquefeito de petróleo (GLP): como o próprio nome indica, o GLP é derivado do petróleo e pode ser armazenado em botijões. Se lembrou dos botijões de gás de cozinha, isso mesmo, o GLP também é o gás utilizado para acender os fogões.

Antes de escolher um aquecedor a gás, é preciso identificar qual o tipo de gás disponível no seu imóvel. Isso porque cada aquecedor é indicado para um tipo de gás específico. Então, vale ressaltar a importância dessa informação para a compra do modelo correto.

Como adquirir um aquecedor a gás?

Com a Multi Aquecedores, você tem todo o suporte necessário para escolher, comprar, instalar e realizar a manutenção do seu aparelho.  Dessa maneira, é possível adquirir um aquecedor a gás sem preocupações, mas com toda a segurança necessária para aproveitar as melhores vantagens que esse produto tem para oferecer.

Confira os aquecedores a gás de marcas referências no mercado disponíveis na loja da Multi Aquecedores.

Ainda tem dúvidas ou quer saber mais? Então, fale com um de nossos especialistas! Seja por e-mail, telefone ou WhatsApp, estamos prontos para te oferecer as melhores soluções e o melhor atendimento.