- Categorias
5 vantagens do aquecedor a gás: por que você deve investir nele?
As vantagens do aquecedor a gás fazem dele uma das melhores opções do mercado quando falamos em aquecimento de água. […]
Medidas de segurança para aquecedores a gás: confira as principais!
As medidas de segurança para aquecedores a gás são importantíssimas para assegurarmos o conforto e a confiabilidade que eles proporcionam. […]
Dicas para a limpeza de aquecedor a gás interna e externa
Publicado em 9 de setembro de 2020
Ao escolher aquecedor a gás e adquirir para sua residência, as pessoas esperam que o produto dure por muitos anos. Porém, para que esse equipamento tenha uma vida útil prolongada, é necessário garantir não apenas as manutenções, como também a higienização adequada. Nesse artigo, revelaremos a importância e também algumas dicas para que você realize a limpeza de aquecedor a gás interna e externa. Continue lendo!
Importância da limpeza de aquecedor a gás
A sujeira é um grande problema quando falamos em aquecedor a gás. Esses equipamentos são muito sensíveis e podem acabar apresentando um mal funcionamento quando há sujeira acumulada em seus componentes.
Isso porque a poeira, pelos, fios e até mesmo a poluição podem acabar travando e ventoinha, a entrada de oxigênio, a saída de monóxido de carbono, os exaustores, os filtros de água e muito mais.
Além disso, essa sujeira também pode ser prejudicial para os moradores da casa. Imagine só manter um equipamento por anos acumulando poeira sem que seja limpo.
Dicas para a limpeza de aquecedor a gás
A higienização do seu equipamento pode ser feita tanto interna quanto externa, ou seja, limpando o equipamento por fora e também seu filtro. Confira abaixo algumas dicas e não sofra os problemas com seu aquecedor a gás:
Limpeza externa
Essa é a mais simples. O primeiro passo é fechar o registro de gás e desligar o aparelho da tomada. É fundamental que você faça isso para evitar qualquer transtorno.
Uma vez por semana, utilize um pano úmido com sabão neutro para limpar o equipamento. Tome cuidado apenas com as partes flexíveis como os dutos de alimentação do gás e da água. Caso você encontre qualquer furo nos dutos, não ligue o equipamento e chame uma assistência técnica imediatamente.
Atenção: nunca utilize produtos inflamáveis como álcool ou querosene e nem esponjas abrasivas.
Limpeza interna
Essa já é um pouco mais complicada e deve ser feita por um profissional especializado. Com produtos e equipamentos apropriados para essa higienização, os profissionais limpam os filtros, os dutos, injetores de gás, queimador, analisam se há algum problema no sistema ou alguma peça que precise ser trocada.
Não se esqueça de contar com a assistência técnica autorizada para evitar qualquer dano ao seu equipamento. Somente profissionais com conhecimento específico nesse tipo de limpeza conseguem realizá-la sem prejudicar qualquer parte do seu aquecedor a gás.
E aí, o que achou do nosso artigo sobre a limpeza do aquecedor a gás? Vai seguir essas dicas no próximo dia de faxina? Se gostou, compartilhe com seus amigos e não se esqueça de continuar acompanhando nossos conteúdos para conferir muitas outras ideias!