Blog
ÚLTIMOS ARTIGOS
Como utilizar o aquecedor a gás
10
maio

Mudou de casa e precisa aprender a como utilizar o aquecedor a gás? A Multi Aquecedores vai te ajudar!

Como utilizar o aquecedor a gás é uma dúvida normal de novos moradores que precisam lidar com esse aparelho pela […]

Aquecedores de piscinas: aproveite em todas as estações
23
abr

Aquecedores de piscinas: aproveite a sua piscina em todas as estações

Os aquecedores de piscinas são soluções imperdíveis para garantir a temperatura perfeita ao longo do ano todo. Com a chegada […]

Manutenção de aquecedor a gás: saiba como prevenir acidentes com monóxido de carbono

Publicado em 17 de novembro de 2023

Manutenção de aquecedor a gás: perigos do monóxido de carbono

O aquecedor a gás oferece vantagens incríveis para quem deseja eficiência e comodidade, sempre com a água na temperatura ideal. Porém, não podemos esquecer dos cuidados que os aquecedores exigem.

A manutenção do aquecedor a gás é um fator essencial para garantir a segurança do aparelho. Isso porque ela consegue identificar e solucionar possíveis danos nos primeiros estágios, evitando com antecedência riscos piores.

O vazamento de monóxido de carbono está entre os riscos mais graves que podem acontecer em um sistema de aquecedor a gás. Por esse motivo, nessa edição do blog vamos explicar os perigos desse tipo de acidente e como preveni-lo.

Quais os perigos do monóxido de carbono?

O monóxido de carbono (CO) é um gás resultado da queima de combustíveis. Como o aquecedor a gás funciona através da queima de gás natural (GN) ou gás liquefeito de petróleo (GLP), ele produz o CO durante o seu funcionamento.

O duto de exaustão é a peça responsável por captar e dispersar o monóxido de carbono de maneira segura. Normalmente, esse equipamento possui o formato de um tubo sanfonado, tendo uma ponta fixada na parte superior do aquecedor a gás e a outra ponta posicionada para fora do ambiente para dispersar o gás.

A emissão de níveis altos de CO em local fechado é extremamente perigoso, já que o gás é inflamável e tóxico para pessoas e animais. Se for inalado em grande quantidade, o monóxido de carbono pode causar sintomas consideráveis e até mesmo levar a morte.

Além disso, o monóxido de carbono não possui cheiro, cor, sabor e nem semelhança com fumaças, o que torna difícil notar quando está presente no ambiente. E infelizmente, a intoxicação por monóxido de carbono é um perigo real e já fez vítimas no Brasil. Em casos recentes, ocorreram as tragédias com a jovem estudante no Rio de Janeiro e o casal no litoral de São Paulo.

Como prevenir acidentes com monóxido de carbono?

Os riscos de acidentes com monóxido de carbono são evitáveis, sendo possível reduzi-los drasticamente com atenção em alguns aspectos.

Instalação com empresas autorizadas: ao contar com um serviço técnico autorizado, é possível garantir o cumprimento de todas as normas de segurança e recomendações do fabricante na instalação do aquecedor a gás.

Manutenção de aquecedor a gás com especialistas: a realização de uma vistoria profissional possibilita constatar a condição geral do sistema. Nela, os especialistas analisam o aquecedor a gás por completo, incluindo demais elementos relacionados.

Troca do duto de exaustão: a integridade desse componente é fundamental para a prevenção de vazamentos de monóxido de carbono. Profissionais capacitados conseguem identificar sinais de deterioração e fixações irregulares, indicando e efetuando a troca do duto de exaustão.

É importante ressaltar que o aquecedor a gás é sim um equipamento seguro. No entanto, assim como todas as instalações domésticas e comerciais, a segurança do aquecedor a gás depende de ações adequadas.

Por isso, é essencial realizar a instalação, a manutenção e a utilização corretamente. Quando esses passos são respeitados e orientados da forma apropriada, o aquecedor a gás oferece apenas vantagens com todo o conforto e tranquilidade que você merece.

Onde encontrar especialistas para manutenção de aquecedor a gás?

Na Multi Aquecedores! Em nossa equipe, contamos com profissionais treinados e habilitados para executar os serviços de instalação e manutenção de aquecedor a gás. Além disso, somos uma assistência técnica autorizada Rinnai e Rheem. Isso significa que as melhores fabricantes do mercado confiam na qualificação de nossos especialistas.

Oferecemos o suporte técnico necessário para você aproveitar os benefícios do seu aquecedor com toda a segurança e sem preocupações. Analisamos o local e as demandas do imóvel, fornecemos o produto ideal com as melhores condições, realizamos a instalação conforme as normas de segurança, orientamos sobre o uso correto e efetuamos a manutenção preventiva com a frequência adequada em residências e propriedades comerciais.

Destacamos que esses serviços englobam a avaliação do seu aquecedor a gás para constatar possíveis irregularidades, como a necessidade da troca do duto de exaustão. Assim, conseguimos antecipar e evitar problemas futuros.

Entre em contato com a gente e fale com um especialista. Encontre aqui a solução perfeita para o seu aquecedor a gás.