- Categorias
Chuveiro a gás e chuveiro elétrico: qual é o melhor?
O chuveiro a gás e chuveiro elétrico são as soluções de aquecimento mais encontradas nos lares brasileiros hoje em dia. […]
Qual a diferença entre o aquecedor mecânico e o aquecedor digital?
A escolha entre o aquecedor mecânico e o aquecedor digital é uma dúvida comum quando falamos sobre os aquecedores a […]
Manutenção preventiva aquecedor a gás: entenda a importância
Publicado em 16 de setembro de 2020
Não existe nada melhor do que tomar um banho quente depois de um dia cansativo de trabalho. Ou até mesmo lavar a louça com água aquecida nos dias mais frios. Por isso, os aquecedores a gás se tornaram item indispensável para muitas famílias. Para que o seu equipamento não apresente problemas, defeitos e nem tenha sua performance reduzida, é fundamental realizar a manutenção preventiva do aquecedor a gás.
Nesse artigo, explicaremos um pouco sobre a importância desse procedimento, os riscos que você pode evitar e também alguns detalhes para que seja feito da maneira correta. Continue lendo!
Manutenção preventiva: por que é importante?
Antes de tudo é importante entender como é feita a manutenção preventiva. Um profissional técnico irá até o local onde o aquecedor a gás está instalado e irá realizar uma revisão geral do equipamento. Serão observadas as suas condições, seu funcionamento, suas peças e o técnico pode, inclusive, realizar uma limpeza de aquecedor a gás.
Esse procedimento é fundamental para garantir o funcionamento adequado do aparelho e também para evitar acidentes. Existem diversos riscos que podem envolver um aquecedor a gás e a única maneira de identificá-los e se precaver é por meio da manutenção preventiva.
Riscos de não realizar essa prevenção
Se você decidir não realizar manutenção preventiva do aquecedor a gás, existem diversos problemas que podem acarretar seu equipamento e também a saúde e segurança da sua família, tais como:
- Aumento das temperaturas: apresenta condições perigosas de uso;
- Vazamento de monóxido de carbono: pode levar ao envenenamento;
- Queima irregular do gás: danifica a câmara de combustão do equipamento;
- Operação do aquecedor danificada: pode desligar, oscilar ou nem mesmo funcionar;
- E até mesmo uma explosão por vazamento de gás por contato com chama.
Manutenção preventiva aquecedor a gás: como deve ser feita
Vale lembrar que a manutenção preventiva do aquecedor a gás só pode ser feita por profissionais especializados, treinados e capacitados. Você pode entrar em contato com uma assistência técnica ou com a própria loja que te vendeu o aquecedor (como é o caso da Multi Aquecedores: produtos de qualidade e manutenção de confiança).
Para que o procedimento seja adequado, agende uma visita com o técnico e, se perceber qualquer atividade diferente do seu aparelho, não se esqueça de avisá-lo.
Alguns dos pontos que o profissional irá observar são:
- Ventoinha
- Display do aparelho
- Limpeza do aquecedor a gás (interna e externa)
- Ventilação
- Barulhos
- Troca de peças
A manutenção corretiva, que é aquela para consertar o aquecedor a gás depois que ele já apresentou problemas, se torna muito mais custosa e trabalhosa do que a preventiva. Por isso, não deixe de investir nesse cuidado com o equipamento e com a sua família.
E aí, o que achou do nosso artigo sobre a limpeza do aquecedor a gás? Vai seguir essas dicas no próximo dia de faxina? Se gostou, compartilhe com seus amigos e não se esqueça de continuar acompanhando nossos conteúdos para conferir muitas outras ideias!