- Categorias
5 vantagens do aquecedor a gás: por que você deve investir nele?
As vantagens do aquecedor a gás fazem dele uma das melhores opções do mercado quando falamos em aquecimento de água. […]
Medidas de segurança para aquecedores a gás: confira as principais!
As medidas de segurança para aquecedores a gás são importantíssimas para assegurarmos o conforto e a confiabilidade que eles proporcionam. […]
Principais problemas com aquecedor a gás e como resolvê-los
Publicado em 12 de agosto de 2020
Muitas pessoas investem nos melhores aquecedores a gás mas se esquecem que esses equipamentos também podem apresentar problemas ao longo do tempo. Mas não se preocupe, muitas vezes é algo fácil de resolver ou até mesmo uma questão externa, e não do aparelho. Por isso, nesse artigo apresentamos os principais problemas com aquecedor a gás e como solucioná-los para que você não tenha preocupações. Continue lendo!
Principais problemas com aquecedor a gás
Não se desespere se o seu aquecedor a gás não funcionar corretamente. Muitas vezes, o problema pode ser resolvido rapidamente. Confira abaixo os principais e saiba como solucioná-los. Porém, se você não encontrou sua dúvida aqui, entre em contato conosco para realizar uma consulta ao seu aparelho. Confira:
1. Aquecedor desligando durante o banho
Esse é um dos problemas com aquecedor a gás mais comuns. No entanto, é um dos mais desagradáveis. Imagine você em pleno inverno tomando um banho quentinho e, de repente, tomando um susto e, literalmente, uma enxurrada de água fria.
A questão nesse tipo de caso muitas vezes não é um defeito do aquecedor, mas sim do sistema hidráulico. Isso acontece porque a água fria costuma ter uma pressão maior do que a quente e acaba bloqueando a passagem da água quente do aquecedor. O equipamento então, entende como se o registro tivesse sido fechado e desliga.
Como solucionar?
Algumas pessoas, para evitarem esse problema, configuram o aquecedor a gás com uma temperatura mais alta e ajustam a temperatura no banho regulando entre água quente e fria. No entanto, essa não é a melhor opção.
O correto é regular o aquecedor na temperatura confortável para que seja necessária pouca água fria para misturar. Assim, além de manter seu equipamento funcionando normalmente, você ainda economiza no gás e na água.
2. Aquecedor aciona e logo depois desliga
Já esse, também muito comum, pode acontecer principalmente durante o inverno. Isso porque o aquecedor precisa trabalhar mais para compensar as temperaturas mais baixas.
Falamos de um problema com a ventoinha, que se esforça mais para girar e acaba não dando conta. Assim, o monóxido de carbono, que ela é responsável por expulsar, acaba acumulando no aquecedor e causando um superaquecimento. O aquecedor, como medida de segurança, desliga.
Como solucionar?
A melhor maneira de evitar esse problema com aquecedor a gás e solucioná-lo é por meio de manutenções preventivas. No entanto, se a ventoinha já estiver desgastada, poderá ter de trocar a peça.
Seja qual for o seu caso, é fundamental contar com empresas especializadas e autorizadas para realizar esse tipo de manutenção. Nunca solicite para pessoas sem experiência e conhecimento na área que mexam nesse tipo de aparelho pois podem acabar danificando ainda mais seu aquecedor a gás ou até mesmo causando algum tipo de acidente.
3. O problema do aquecedor a gás que não liga
Muitas pessoas acham que quando o equipamento não liga é porque ele não está funcionando, mas na verdade esse é um dos problemas mais comuns que podemos observar. E na realidade, o ponto nesse caso pode nem ser do aquecedor em si, e sim da falta de gás.
Um registro fechado, problema com o fornecimento de gás na região, falha na estrutura do prédio. Tudo isso pode causar a falta de gás na sua residência. Consequentemente, seu aparelho não funciona corretamente.
Como solucionar?
A melhor maneira de verificar se o problema realmente está na falta de gás é ligando o seu fogão. Além disso, vale afirmar que muitas companhias fornecedoras de gás selam os registros de apartamentos novos ou que ficaram muito tempo sem moradores. Basta entrar em contato com a empresa e solicitar a reabertura.
4. Depois de um tempo, o aquecedor desliga
Por fim, outro dos problemas com aquecedor a gás e que também é muito semelhante ao comentado anteriormente. Nesse caso, não há ausência de gás, mas sim insuficiência, não suficiente para o funcionamento do aquecedor.
Para aquecedores do tipo GN (gás natural), isso pode estar acontecendo por uma baixa pressão do gás. Já as versões GLP (gás de botijão), é comum quando o gás está acabando ou o medidor de gás instalado não está dimensionado corretamente.
Como solucionar?
Se você possui gás encanado, entre em contato com a empresa fornecedora e verifique se o problema é em sua residência ou na região. Já se você estiver utilizando botijão, certifique que ele esteja cheio e, se estiver, entre em contato com nossos profissionais para realizar o redimensionamento adequado em sua casa.
O que achou do nosso artigo sobre os problemas do aquecedor a gás? Tirou todas as suas dúvidas? Se gostou, compartilhe com seus amigos e não se esqueça de continuar acompanhando nossos conteúdos para conferir muitas outras ideias!