Blog
ÚLTIMOS ARTIGOS
Como utilizar o aquecedor a gás
10
maio

Mudou de casa e precisa aprender a como utilizar o aquecedor a gás? A Multi Aquecedores vai te ajudar!

Como utilizar o aquecedor a gás é uma dúvida normal de novos moradores que precisam lidar com esse aparelho pela […]

Aquecedores de piscinas: aproveite em todas as estações
23
abr

Aquecedores de piscinas: aproveite a sua piscina em todas as estações

Os aquecedores de piscinas são soluções imperdíveis para garantir a temperatura perfeita ao longo do ano todo. Com a chegada […]

Quais os cuidados na instalação de aquecedores a gás em estabelecimentos?

Publicado em 22 de julho de 2023

Cuidados na instalação de aquecedores a gás

Os devidos cuidados na instalação de aquecedores a gás fazem toda a diferença na eficiência e segurança do produto. E quando falamos em instalações de aquecedores em estabelecimentos, a importância desses cuidados se torna ainda maior. Isso porque os ambientes comerciais podem exigir demandas maiores que os espaços residenciais e regras específicas. Por isso, vale destacar os pontos principais que precisamos dar atenção nesse serviço.

Quais os principais cuidados na instalação de um aquecedor a gás?

Para realizar a instalação de um aquecedor a gás, é preciso estar atento a um conjunto complexo de precauções. Então, aqui vamos destacar três aspectos principais:

Especificações do produto: atualmente, é possível encontrar uma variedade ampla de modelos de aquecedores a gás com diferentes características, como tipos de gás e capacidades. E deve-se avaliar essas especificações com cautela, pois elas influenciam diretamente no processo de instalação dos aquecedores.

Local de instalação: as particularidades do ambiente onde o aparelho será instalado precisam ser analisadas antes de qualquer procedimento, como a ventilação ou exaustão, o espaço livre de circulação e os pontos de instalação presentes da estrutura física do local.

Normas e regulamentos: a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece algumas normas para a instalação de aquecedores a gás, como: a NBR 13103 que estabelece regras para o local da instalação de aparelhos a gás, a NBR 13523 que define as diretrizes mínimas para instalações com gás liquefeito de petróleo (GLP) e a NBR 15526 que determina requisitos sobre a rede de distribuição interna de gás.

Qual a importância dos cuidados na instalação de aquecedores a gás?

A segurança dos aquecedores a gás ainda levanta dúvidas sobre a sua utilização. Porém, a instalação adequada previne acidentes e evita os riscos graves de mal funcionamento do aparelho.

Outra questão relevante é a eficiência do aquecedor, visto que uma instalação mal feita pode prejudicar e minimizar o rendimento, mesmo quando o produto possui alta qualidade. Além disso, até mesmo a garantia do equipamento pode ser afetada, uma vez que a empresa fabricante pode suspender o direito a garantia em situações de instalações incorretas.

É imprescindível lembrar que a instalação de aquecedores a gás deve ser feita por profissionais treinados e supervisionada por responsáveis técnicos habilitados, assim como todos os outros serviços relacionados a esses equipamentos. A realização desses serviços por profissionais de outras áreas ou por conta própria não fornece segurança alguma. Sendo essa uma prática considerada perigosa e proibida.

Como garantir todos os cuidados na instalação de aquecedores a gás em ambientes comerciais?

O aspecto principal para observar na instalação de aquecedores a gás é a qualidade e a experiência da equipe prestadora do serviço. A capacitação dos profissionais faz toda a diferença no cumprimento correto dos procedimentos de instalação. Porém, a tarefa de encontrar uma empresa de confiança pode ser realmente desafiadora. Por essa razão, é essencial contar com uma assistência técnica autorizada para garantir todos esses cuidados na instalação de aquecedores.

A Multi Aquecedores é uma assistência técnica autorizada Rinnai e Rheem. Isso significa que somos especialistas em aquecedores a gás dessas marcas referências no mercado. Ou seja, nossa equipe possui toda a capacitação necessária – e comprovada – para executar os serviços de instalação e manutenção desses aparelhos.

Entre em contato conosco e tenha o melhor suporte na instalação do seu aquecedor a gás!

Ainda não adquiriu o seu equipamento? Em nossa loja, você encontra o produto ideal para o seu projeto.