Blog
ÚLTIMOS ARTIGOS
Como utilizar o aquecedor a gás
10
maio

Mudou de casa e precisa aprender a como utilizar o aquecedor a gás? A Multi Aquecedores vai te ajudar!

Como utilizar o aquecedor a gás é uma dúvida normal de novos moradores que precisam lidar com esse aparelho pela […]

Aquecedores de piscinas: aproveite em todas as estações
23
abr

Aquecedores de piscinas: aproveite a sua piscina em todas as estações

Os aquecedores de piscinas são soluções imperdíveis para garantir a temperatura perfeita ao longo do ano todo. Com a chegada […]

Temperatura ideal no aquecedor a gás: como garantir o banho perfeito?

Publicado em 18 de junho de 2024

Temperatura ideal no aquecedor a gás

Ter a temperatura ideal no aquecedor a gás está entre as principais vantagens desse tipo de aquecimento de água. Isso porque ele facilita essa tarefa que pode ser um verdadeiro desafio em outros aparelhos, como os chuveiros elétricos, por exemplo. E além de toda a comodidade e o conforto do banho perfeito, a regulagem correta da temperatura também permite economizar no consumo de gás, conservar a vida útil o aparelho por mais tempo e garantir a segurança do sistema.

Por esses motivos, a Multi Aquecedores traz as principais informações sobre os ajustes de temperatura em aquecedores a gás. Confira!

Qual a temperatura ideal no aquecedor a gás?

Essa é uma dúvida comum, principalmente para quem vai utilizar o aquecedor a gás pela primeira vez. Segundo os especialistas do setor, a temperatura ideal no aquecedor a gás é em média de 38 °C a 42 °C em dias mais frescos. Em climas mais frios, a temperatura mais indicada fica entre 42 °C a 44 °C.

Os aparelhos atuais podem alcançar temperaturas mais altas. Porém, alertamos que o aumento excessivo traz riscos para o aparelho e as pessoas que utilizam. O ajuste da temperatura é feito manualmente nos aquecedores a gás mecânicos ou através do display nos aquecedores a gás digitais.

Como garantir a temperatura ideal no aquecedor a gás durante o uso?

Para garantir a regulagem da temperatura ideal no aquecedor e assegurar que ela se mantenha sempre perfeita, recomendamos alguns cuidados importantes.

Verifique e siga as instruções do fabricante

Mesmo que infelizmente seja ignorado com frequência, o manual do aparelho traz instruções valiosas para utilizá-lo com segurança e aproveitar todos os seus benefícios. No manual, os fabricantes disponibilizam indicação sobre como configurar o aparelho da maneira certa. Geralmente, as especificações também informam quais as regulagens apropriadas para cada uso específico.

Evite sobrecarregar o aquecedor

A maioria dos aquecedores a gás podem chegar a temperaturas próximas aos 60 °C. Em residências que possuem saídas de água com registros independentes (um para água quente e outro para água fria), algumas pessoas preferem regular a temperatura máxima no aquecedor e ir ajustando como preferir durante o uso, abrindo e misturando os dois registros ao mesmo tempo. Porém, essa prática pode sobrecarregar o aquecedor, uma vez que ele não foi projetado para operar ao máximo o tempo todo, prejudicando a vida útil dele, aumentando muito o consumo e, até mesmo, colocando em risco quem utiliza.

Cuidado com a temperatura alta

Sabemos que um banho bem quentinho é muito relaxante, mas é necessário ter cuidado para não exagerar. Além do que citamos em relação à sobrecarga do aparelho, a temperatura alta também pode prejudicar a nossa saúde. De acordo com dermatologistas, isso acontece devido às consequências da água quente na nossa pele que podem levar ao ressecamento, à irritação e até causar queimaduras.

Manutenção periódica

Para alcançar e manter a temperatura certa, o aquecedor precisa estar em plenas condições de funcionamento. Por isso, é preciso realizar a manutenção no período determinado pelo fabricante. Esse serviço tem o papel de verificar o equipamento por completo e realizar as ações necessárias, como reparos e limpeza. E ressaltamos que a manutenção periódica deve ser executada por profissionais treinados adequadamente.

Multi Aquecedores: especialista em aquecedores a gás

Sabe quem pode te ajudar a garantir a temperatura ideal no aquecedor a gás? A Multi Aquecedores! Aqui, contamos com um catálogo repleto de produtos modernos e das melhores marcas do mercado. Também oferecemos todo o suporte na escolhe do modelo. Assim, você consegue encontrar o aquecedor a gás que vai se encaixar perfeitamente nas demandas do seu imóvel.

Além disso, somos uma assistência técnica autorizada da Rinnai e da Rheem, fabricantes de referência no segmento. Isso significa que nossa equipe possui toda a qualidade necessária para realizar a instalação e a manutenção de aquecedores a gás. Dessa maneira, fornecemos serviços que proporcionam tranquilidade e segurança para você.

Fale com nossa equipe. Estamos prontos para tirar todas as suas dúvidas e te assegurar todos os benefícios dos aquecedores a gás.