Blog
ÚLTIMOS ARTIGOS
Temperatura ideal no aquecedor a gás
18
jun

Temperatura ideal no aquecedor a gás: como garantir o banho perfeito?

Ter a temperatura ideal no aquecedor a gás está entre as principais vantagens desse tipo de aquecimento de água. Isso […]

Como utilizar o aquecedor a gás
10
maio

Mudou de casa e precisa aprender a como utilizar o aquecedor a gás? A Multi Aquecedores vai te ajudar!

Como utilizar o aquecedor a gás é uma dúvida normal de novos moradores que precisam lidar com esse aparelho pela […]

Aquecedor a gás ou aquecedor elétrico? Entenda as vantagens e diferenças de cada opção

Publicado em 31 de agosto de 2023

Aquecedor a gás ou aquecedor elétrico

Na busca por conforto e praticidade em épocas mais frias, a escolha certa entre o aquecedor a gás ou o aquecedor elétrico é crucial. Cada equipamento possui suas próprias vantagens e especificidades. Então, entender essas características pode ajudá-lo a tomar a decisão certa.

Por isso, vamos explicar os principais aspectos desses sistemas de aquecimento e te ajudar a fazer a melhor escolha. Afinal, esse é sempre o nosso objetivo com o suporte da equipe da Multi Aquecedores.

Como funciona o aquecedor elétrico?

Primeiro, precisamos esclarecer que existem diferentes tipos de sistemas que utilizam a eletricidade para aquecer a água.

Provavelmente, o aquecimento elétrico mais famoso de todos é o chuveiro elétrico presente em muitas casas brasileiras. E assim como também acontece com as torneiras elétricas, os chuveiros elétricos esquentam a água através da passagem dela por uma resistência elétrica. Ou seja, a água é aquecida no próprio local de saída. Essa característica dispensa a necessidade de adaptação das tubulações.

Porém, quando comparamos aquecedor a gás e aquecedor elétrico, é necessário destacar o boiler elétrico, uma vez que o seu funcionamento é mais próximo do sistema de aquecimento a gás.

O boiler elétrico consiste em um reservatório de água que possui um sistema elétrico semelhante à resistência do chuveiro elétrico. Esse sistema aquece a água dentro do boiler e possibilita manter a temperatura. A água quente precisa ser transportada por tubulações próprias. O boiler elétrico possui o formato cilíndrico, posicionado na vertical ou horizontal e várias capacidades.

Como funciona o aquecedor a gás?

O aquecedor a gás funciona por meio da queima do gás natural ou do gás liquefeito de petróleo (GLP). Isso significa que a chama produzida por essa queima aquece a água que passa por dentro do equipamento. Depois, a água quente é distribuída em tubulações específicas para as suas saídas (chuveiros e torneiras, por exemplo). Caso não exista uma estrutura própria previamente construída, o aquecedor a gás pode exigir reformas para a sua instalação.

Vale lembrar que a eficiência e a economia do aquecedor a gás dependem da qualidade do aparelho. Dessa forma, escolher fornecedores de confiança é fundamental para aproveitar as vantagens desse tipo de aquecimento.

Por esse motivo, duas marcas merecem destaque: Rheem ou Rinnai. Ambas fabricantes são líderes no mercado de aquecedores a gás e são conhecidas por seu desempenho e sua eficiência. Assim, optar por um aquecedor a gás dessas marcas pode proporcionar a confiabilidade que você precisa no seu sistema de aquecimento.

Aquecedor a gás ou aquecedor elétrico?

A principal vantagem do aquecedor a gás sobre o aquecedor elétrico está na redução do consumo de energia elétrica.  Ao utilizar o gás como fonte de energia, o aquecedor a gás proporciona uma economia considerável, principalmente a longo prazo.

É preciso esclarecer que o aquecedor a gás também utiliza eletricidade em algumas de suas funções. Contudo, o consumo de energia é permanentemente inferior ao aquecedor elétrico. Ademais, já existem equipamentos nobreaks próprios para esse segmento que permitem usar o aquecedor a gás na falta de energia.

As características da estrutura do imóvel ou estabelecimento também precisam ser avaliadas para decidir entre o aquecedor a gás ou o aquecedor elétrico. Aspectos como: a disponibilidade do fornecimento de gás, possibilidades de reformas e tubulações existentes precisam passar por análises de profissionais.

A importância do suporte especializado

Para aqueles que buscam atendimento humano e eficiente, a Multi Aquecedores é a solução!

Nossa equipe qualificada orienta na escolha do modelo certo com base nas características do imóvel e demandas da sua família. Além disso, também oferecemos serviços de instalação e manutenção, especialmente quando se trata de marcas como Rheem e Rinnai. Isso porque somos uma assistência técnica autorizada.

Além de nossos serviços especializados, a Multi Aquecedores fornece diversos modelos com preços competitivos e condições especiais para aquecedores a gás de qualidade. Nosso atendimento abrange São Paulo e Grande São Paulo, garantindo que você tenha acesso aos melhores produtos com toda a conveniência.

A Multi Aquecedores está pronta para guiá-lo em sua jornada. Entre em contato conosco por um de nossos canais de atendimento para obter orientação personalizada e soluções de aquecimento excepcionais.